terça-feira, 6 de abril de 2010

Nikko, entre deuses e entidades da minha própria ignorância

Acreditando haver terminado de conhecer os lugares que queria na capital, resolvi explorar algumas cidades ao redor da capital japonesa. A primeira por mim escolhida foi Nikko. Situa-se a duas horas de trem, a partir da estação de Asakusa, da Linha Tobu Nikko.
De acordo com a wikipedia em inglês (o artigo da wikipedia em portugês contém duas linhas apenas), http://en.wikipedia.org/wiki/Nikk%C5%8D,_Tochigi , no ano 767 foi estabelecido o primeiro templo, sendo que em 1613, o templo Toshogu fora estabelecido no local, por ordem do Xogum Tokugawa Ieasu - http://pt.wikipedia.org/wiki/Tokugawa_Ieyasu - local onde está enterrado.
O complexo de templos em Nikko é um esplendor de imagens, para quem gosta da cultura do oriente e enxerga a religião apenas como um elemento de arte, não que necessariamente precise acreditar, ou pior, temer.
Levei mais ou menos umas três horas para percorrer o complexo de templos, composto de muitas escadas, portais, estátuas de divindades e símbolos, muitos dos quais restaram incompreendidos por mim.
O local proporciona fotos incríveis, sendo que os mais interessnates lugares não podiam ser fotografados, que era o interior dos edifícios principais dos templos, com vários paineis decorados, fotos do Xógum Tokugawa Ieasu. Aliás, o próprio caminho para o túmulo dele é composto por uma escadaria de duzentos degraus, divididos em três ou quatro lances de escada. Vale a pena. Como o templo é ladeado por mata, a impressão que dá é que dentro daquela mata há templos escondidos, esperando para serem encontrados.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário