quinta-feira, 25 de março de 2010

Como você faz? Parte II

Definido o tempo de duração e o país, parte-se para a compra da passagem. Aí vai o critério de cada um. Eu dou preferência à companhia aérea na qual já possuo milhagem e na qual posso juntar as milhas voadas com as milhas que posso converter das minhas compras com cartão de crédito. Nesse caso, o preço não é tão determinante, especialmente em se tratando de um destino no qual se ganham 21 mil milhas, que significam, no plano de milhagens no qual estou inscrito: 90% das milhas para uma viagem para América do Sul, metade das milhas para uma viagem para América do Norte e Caribe.
A pesquisa do bilhete é feita via internet, direto nos sites das companhias aéreas. Na que costumo voar, os preços em geral são mais baixos que os preços praticados por agentes de viagem. Mas aí vai de cada um. Há quem prefira reservar com agência. Faça-o mas com alguém de confiança. Certifique-se que o que o agente comprou e confirmou seu bilhete. Ligue sempre na companhia aérea após ser mandado o número ou algum print de reserva. Lamentavelmente alguns agentes de viagem embolsam o dinheiro e o passageiro só descobre que foi lesado quando chega no check-in. Eu compro direto no site da companhia aérea, onde já compro a passagem confirmada, com direito até a escolha do assento. Quanto maior a antecedência na compra, melhor o preço. Claro que pode haver promoções de última hora, mas nem sempre há.
A seguir pode-se partir para pesquisa em hospedagem. Quanto maior a antecedência, mais provável haver vagas nos melhores hotéis ou hostels. Eu gosto do http://www.hostelworld.com/. Nesse site sempre encontro boas opções, e as notas dos estabelecimentos os viajantes é quem dão. Pode-se fazer a reserva via internet, pagando com cartão de crédito internacional.
A partir daí é estudar como se faz para chegar do aeroporto para o hostel, e do hostel para os pontos turísticos, quais os meios de transporte. Ou seja, estudar bem o lugar. Não há nada de mais em viajar sozinho, somente demanda tempo e curiosidade. Quem não gostar, pode comprar um pacote já com traslado, city tour e etc. Eu não gosto. Prefiro eu mesmo tomar trem, metrô, como se fosse um habitante do lugar.

Um comentário:

  1. Fala Fer! Estarei aqui te acompanhando nessa jornada sensacional! Um grande abraço! Fox

    ResponderExcluir